quinta-feira, 10 de junho de 2010



O filme A marcha dos Pinguins: O quê nos motra sobre equipes e grupos?
Cris

7 comentários:

  1. Que filme mais lindinho!!!! A beleza da vida!
    Bom, na minha opinião o filme nos mostra reflexões sobre equipe já no início com a preocupação se todos chegaram para iniciar a marcha e nas seguintes cenas:
    -Em que as fêmeas tem que retornarem ao oceano para se alimentarem e confiam o ovo ao macho, ela delega responsabilidade e confia no outro;
    -Quando eles se unem para se proteger do frio, se asemelham a família o esforço de todos para se manterem unidos e bem;
    -Quase no final do filme em que os filhotes já não são tão bebês, tentam ficar próximos das mães e elas os empurram para andarem sozinhos "quando é hora é hora" diz o filhote o tratamento é igual para todos os filhotinhos e eles com frio aprendem a se aquecerem juntos como os pais.
    Referente a grupo não percebi muitas cenas, somente duas me chamaram a atenção, quando as fêmeas disputam os machos e quando tentam roubar os filhotes das outras. São atitudes individualistas, a vontade de um se sobressai perante a dos outros, por esse motivo acredito que tenha característica de grupo.
    Em um contexto geral o filme me mostrou mais atitudes de equipe do que de grupo, sem contar com a lição de vida, amor, coragem e como é possível superar adversidades.
    Bjs galerinha.
    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Gente a Cris chorou assistindo um documentario hahahahaha
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Muito fofinho esse filme, emocionante!

    Concordo com vcs que o filme realmente nos mostra o trabalho em equipe, a confiança entre eles é fundamental, pois precisam depositar em seu par para darem continuidade à vida, mesmo passando pelas dificuldades das tormentas e frio insuportavel.

    Como a Cris observou acima, tbm acho q os momentos que tiveram caracteristica de grupo, foram qdo as femeas disputavam os machos e qdo tentavam roubar os filhotes das outras, isso é uma situação de individualismo, não se importanto com os outros, querendo apenas ganhar, tipo cada um por si.

    Bjs.............Juliana

    ResponderExcluir
  4. Bom parece que eu fui o único que não chorou assistindo esse documentário.
    A parte mais legal foi assistir o filme depois da meia noite, muito frio o que ajudou a sentir realmente o cliema e o ambiente do documentário.
    Uma das cenas que me impressionou foi a forma de como os pinguins fazem para se proteger da tempestade, uma espécie de dança bem ensaiada, quando eles se revesam e mudam de local, o revezamento daqueles que ficam nas extremidades tomando friagem com os pinguins que ficam no centro em um local mais "aquecido".Isso lembra muito o sentimento de empatia no qual as pessoas que precisam trabalharar em equipe precisam ter. Compreender situações adversas das outras pessoas, faz com que você esteja melhor preparado para quando chegar a sua vez.

    Jucyer

    ResponderExcluir
  5. Galerinha, o documentário é realmente lindo, emocionante e abrangente nas questões de como nos traz grandes ensinamentos, e comovente como eles lidam com a responsabilidades, sacrificam e se esforçam muito num objetivo único: a continuidade.

    Na minha opinião, o que sobressaiu foi a caracteristica de trabalho em equipe, a divisão das responsabilidades na questão da defesa, como também na proteção dos filhotes no momento em que a ave quis atacá-los.
    Já a caracteristica de grupo foi marcado por as femeas escolherem o macho e brigarem entre si por serem a maioria. Um outro exemplo, quando a femea perde o seu filhote e num ato de desespero e de uma busca imediata, tenta roubar o filhote de outra.

    De uma forma geral, o filme nos traz lições de trabalho em equipe pois dão encontro ao propósito único do ciclo.

    Bjs...e eu tb chorei viu Cris...rs

    Tati.

    ResponderExcluir
  6. 1º Marcha Caravana
    2º A marcha do crepusculo
    3º A marcha da Lua
    4º A marcha dos Famintos
    5º A marcha dos filhotes livres
    6º A marcha da separação...

    "De filhos do inverno para filhos do oceano..."

    A verdade é única e também é um cliche... Quanto mais conheço os seres humanos mais admiro os animais.

    Equipes juntos quando o sol e a lua se encontram no céu... Lindo... Comovente... Não, não houve lagrimas, houve apenas um pensamento, como temos a aprender sobre viver, sobreviver....

    São unidos pinguins seres de paletó...Equipe unida em um unico objetivo, com suas adversidades, trabalham juntas, dividem tarefas, sabem qual é o papel de cada um e os executam para simplismente dar continuidade a vida... A marcha nunca acaba e a cada vez que a Lua se encontra com o Sol uma nova marcha recomeça.... uma nova lição.

    Day

    ResponderExcluir
  7. Gente uma cena do filme que nos mostra claramente o trabalho em equipe é quando os pinguins machos fazem aquele formato de tartaruga para se protegerem do frio e manter vivo seus filhotes. Uma bela lição!!!
    Bjs........Juliana

    ResponderExcluir