terça-feira, 22 de junho de 2010

TIPOS DE PODER


Galerinha, achei esse texto e achei mto interessante e compartilho com vcs

bjinhus

tati


É muito fácil confundir ou não conseguir perceber quem dá as cartas dentro do ambiente de trabalho, por conta de vários tipos de poder, nem sempre o chefe é quem realmente detem o poder e outro personagem não denominado o chefe, pode realmente deter o poder em suas mãos, entende os tipos de poder que podemos encontrar.

Abaixo os 8 tipos mais comuns e saiba, que estas várias formas de influência e poder, geram conflitos de interesses e que entendo como eles funcionam, pode ser mais fácil se identificar e movimentar-se em meio de tantas ciladas.

Formal: Esta é a forma de poder mais vista nas empresas, o cargo de “Chefia” esta registrado, definido e foi nomeado, possui um detalhamento da autoridade e o detentor deste tipo de poder, nem sempre é uma pessoa com capacidade de ganhar seguidores para suas ideias e em muitos casos, baseia-se nesta autoridade, para fazer acontecer as ações.

Liderança: Esta forma de poder é justamente a quem mais ganha força nos dias de hoje, por se tratar de uma forma menos impositiva e mais proativa, um lider, consegue com que seus liderados executem as tarefas e gerem resultados para empresa, sem que seja necessário a utilização de metodos de coação, punição, perdas ou similares. Podemos observar uma ou mais das caracteristicas abaixo, nas pessoas que chamamos de lideres naturais.


◦O lider remove obstaculos que atrapalham a sua equipe.
◦O lider está sempre observando tudo o que pode ser feito afim de facilitar a vida da sua equipe, para que obtenham o melhor resultado.
◦O Lider age antes mesmo que os conflitos de intere aconteçam, como um mediador e guia para a equipe.
◦O Lidere defende e protege sua equipe para que interesses externos não interrompam o ciclo.
◦O Lider fala diretamente com seus liderados sobre problemas e desvios e de que forma os problemas podem ser resolvidos.
◦O Lider sabe e deve cobrar o que foi feito desde o ultimo contato.
◦O Lider sabe colocar o que deverá ser atingido no próximo contao.
•Esta lista poderia ser interminável, mas a verdade é que é fácil identificar um lider natural, ele é como um Sol.
Informal: É um tipo de poder baseado em facilidades e acessos, obtidos por meio de relações familiares (o gerente é meu sogro), historicos anteriores independentes do carater profissional (estudou com o “Zé Maluco”, hoje Presidente da empresa).


Propriedade: O dono é o dono e ponto final, esse tipo de poder é incontestável e quando não nos faz bem, deve-se mesmo considerar a possibilidade de fazer as malas e ir embora.

Tradição: Um tipo de poder que existe e é quase invisivel, todos dizem: “Não sei, só sei que é assim”. Apesar do trocadilho com a obra “O Alto da Compadecida” a verdade é que alguns postos, acabam herdando e acumulando com o passar do tempo, certas caracteristicas que lhe conferem um certo poder indireto. Exemplo: Quem organiza os eventos de confraternização é sempre o relações públicas.

Informação: Vivemos na era da informação, as pessoas bem informadas, acabam naturalmente, sendo pessoas de referência para determinadas situações, por conhecerem ou serem experientes em certos casos, uma forma de poder sútil que muitas vezes nem percebemos, salvo quando esta pessoa vai embora.

Conhecimento: semelhante a pessoa que detem informações em suas mãos, aquela que se especializou e e detem o conhecimento de técnicas, processos e tudo mais que possa fazer parte das necessidades da empresa, tornam-se uma especie de autoridades no assunto, o que é visto como poder, pois suas considerações são relevantes e o não atendimento, pode acarretar problemas.

Competencia: Este dispensa maiores explicações, o competente, acaba por si só, criando uma aura de poder sobre si, podendo reverter em avaliações positivas ou muitas vezes pode causar mau estar entre os demais colegas medianos, de qualquer forma, qualquer que seja o tipo de sentimento que ele desperte, ele tem um tipo de poder em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário