terça-feira, 15 de junho de 2010

Plano Motivacional Fracassado

Boa tarde pessoal, oartigo abaixo traz uma revisão critica sobre a aplicação de um plano ou modelo motivacional na época de Taylor, que no entando não obteve um resultado positivo esperado, e sim um retorno negativo por parte dos colaboradores.

Este modelo está diretamente relacionado a Frederick Taylor, e consistia em estudar a melhor forma de ganhar tempo nas atividades repetitivas, ou seja, maior quantidade de trabalho em menor tempo possível. Nesse caso o homem era visto como uma máquina desprovida de sentimentos. Logo os administradores que adotavam este método de trabalho, acreditavam que com um sistema de incentivos salariais era possível motivar os trabalhadores.
ou seja, a melhor suposição básica era que os administradores compreendiam o trabalho do que os trabalhadores poderiam ser do seu ponto de vista, e apenas isso. Que eram essencialmente preguiçosos e só motivados pelo dinheiro.

Este modelo fracassou após algum período em vigor, segundo Stoner & Freeman com o tempo, os trabalhadores aumentavam a eficiência no trabalho e com isso produziam mais, o que acarretou em demissões por excesso de mão de obra. Também houve diminuição dos incentivos salariais. Devido a estes fatores, os trabalhadores passaram a priorizar estabilidade no trabalho ao invés de aumentos salariais.
A princípio o modelo parecia funcionar; a produçào aumentava em várias situações. Entretanto, à medida que a eficiência aumentava, menos trabalhadores eram necessários para as tarefas específicas. Os administradores tendiam a diminuir o incentivo salarial e as demissões tornaram-se comuns. Nesse ponto o modelo começou a falhar, enquanto os trabalhadores começaram a exigir estabilidade no trabalho, de preferência a aumentos salariais temporários e insignificantes.

Gostei bem interessante !

Jucyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário