domingo, 13 de junho de 2010

Motivação......Criar um plano motivacional.....Plano bem sucedido!!!


Gente achei um artigo legal que nos dá um exemplo de como criar um plano motivacional, a autora usa um departamento de TI como exemplo, mas podemos utilizar em varios outros apenas mudando o cenário. O Case teve sucesso em seu plano motivacional!
O departamento de TI (Tecnologia da Informação) é um dos mais importantes dentro da empresa, uma vez que todos os demais setores também utilizam computadores para realização de suas atividades diárias.
Portanto, como o TI interage com praticamente todas as áreas, é importante que os colaboradores desta área também estejam com disposição e auto-estima elevada. Isso para lidar com o estresse constante e orientar os usuários de forma didática, paciente e cortês.
É, para esse povo a coisa não é brincadeira não!Antes de qualquer coisa, é necessário estipular um objetivo claro.
Objetivo (1ª etapa)
O objetivo descrito para este caso foi:
"Integrar os membros da equipe e lhes proporcionar um ambiente harmonioso para plena satisfação na realização do trabalho diário".
Percebam que nas entrelinhas do objetivo acima podemos identificar que a equipe enfrenta problemas de relacionamento e precisa de ânimo para enfrentar a rotina.
Para aliviar esta tensão entre clientes internos, criamos o seguinte plano motivacional:
Levantamento das necessidades (2ª etapa)
Mas, antes de entrarmos na campanha propriamente dita, iremos realizar um trabalho de identificação dos problemas para obter melhores resultados na aplicação da campanha.
São eles:
1º Fatores que causam maior desgaste nas relações entre departamentos da empresa.
Ex.: computadores com vírus e e-mails que não chegam.
2º Falta de conhecimento.
Ex.: elevado número de chamadas realizadas pelos usuários, de forma desnecessária.
3º Pressão do tempo.
Ex.: os técnicos têm que resolver problemas a partir de xingos dos usuários.
Depois deste levantamento, basta realizar um brainstorm com a equipe técnica para identificar possíveis soluções.
Propondo soluções (3ª etapa)
Vejamos o que o grupo identificou:
1º) Conscientização - os usuários foram conscientizados sobre a demanda de trabalho da área de TI, cujos colaboradores lhes pediram compreensão pela demora no atendimento e para a prioridade de alguns serviços.
2º) Orientação - para diminuir o número de chamadas desnecessárias, foi preciso criar um manual.
3º) Melhoria na comunicação - os usuários foram orientados para que se comunicassem de forma mais clara e objetiva, inclusive copiando telas para identificar quais eram os reais problemas.
Vejam que interessante, muito dos problemas da área de TI estava ligado ao desgaste e falta de comunicação com outras áreas.
Partindo para ação (4ª etapa)
Depois de todo este trabalho, principalmente de conscientização, partiram daí para criar ações motivacionais com foco no departamento. Foram elas:
1º Criou-se uma caixa de sugestões
Para dar oportunidade aos técnicos de contribuírem com idéias e opiniões para melhorias no trabalho.
2º Quadro de Atualização
O coordenador da área se comprometeu a manter os técnicos atualizados sobre as novas tecnologias de mercado, eventos e curso disponíveis.
3º Medidas de RH
O RH se comprometeu a manter os currículos atualizados, com cargos e salários condizentes com o mercado, além de oferecer palestras de motivação a todos os funcionários da empresa, para promover a interação.
4º Descanso
Foi criada uma grade de dimensionamento de folga aos finais de semana e feriados, de forma justa e intercalada.
5º Novas idéias
Agora se promovem eventos (internos e externos) baseados nas sugestões dos técnicos, com encontros, happy hours, viagens e outras formas de entretenimento.
Fácil falar, não é?
Obviamente não é um processo fácil.
No entanto, com dedicação, eles conseguiram.
Autora: Débora Martins, 2008.
Bjs...........Juliana

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